quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O que é tracoma



Uma equipe da 2ª Regional de Saúde – URSAP, está em Carnaubais visitando as escolas para prevenir o tracoma.
O que é tracoma?
Tracoma é uma doença oftalmológica infecciosa, de etiologiabacteriana, altamente contagiosa, que compromete a córnea e aconjuntiva, podendo levar à cegueira.
Quais são as causas do tracoma?

O tracoma é causado pela Chlamydia trachomatis, uma bactériagram-negativa, que vive obrigatoriamente no interior das células, com tropismo especial pelas células epiteliais, transmitida por moscas caseiras, a partir de sujeiras. A transmissão é feita pelo contato direto com as secreções oculares, nasais ou bucais de uma pessoa afetada, através de objetos em contato com essas secreções e até mesmo por meio de insetos.


Quais são os principais sinais e sintomas do tracoma?
Depois de uma incubação da bactéria, de cinco a doze dias, o indivíduo apresenta uma secreção mucopurulenta, corrimento ocular, pálpebras edemaciadas, fotofobia, dor e lacrimejamento. Em sua fase inicial, o tracoma pode ter a aparência de uma ceratoconjuntivite bilateral. Os pacientes que apresentam triquíase (crescimento daspestanas para dentro, em direção ao globo ocular), entrópio (a extremidade da pálpebra dobra para dentro e os cílios tocam a superfície do olho) ou ulceração corneana manifestam dor constante pois os cílios tocam a córnea. Se a doença está mais avançada, pode haver a presença de cicatrizes na córnea e na conjuntiva, prejudicando a visão. Pode haver inchaço dos nódulos linfáticos que se localizam próximos aos ouvidos. A maior ou menor gravidade da doença decorre principalmente da reincidênciados episódios e pelas conjuntivites bacterianas associadas.
Como o médico diagnostica o tracoma?
O diagnóstico do tracoma pode ser feito clinicamente por meio de seus sinais e sintomas e complementado por meio de material coletado por raspagem da conjuntiva e corado para saber se há inclusões citoplasmáticas típicas das clamídias. Pode-se também fazer uma sorologia com pesquisa da presença de anticorpos específicos.

Como o médico trata o tracoma?
Conforme o caso, a doença pode ser tratada com antibióticos ou sulfas de uso no local da lesão, sob a forma de colírios, cremes e pomadas ou de administração oral.
Como evolui o tracoma?
Se não for tratado a tempo e adequadamente, os sintomas se agravarão, podendo causar cegueira, em virtude da ulceração e cicatrização extensas da córnea.
Como prevenir o tracoma?
A prevenção desta doença pode ser feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e boas condições sanitárias.
Em virtude do alto grau de contágio da doença, as pessoas em contato com o paciente devem ser tratadas profilaticamente.
Quais são as complicações possíveis do tracoma?
Indivíduos com tracoma grave têm maior probabilidade de desenvolverem entrópio, triquíase e opacificação decórnea.

Casos mais graves ou que evoluam sem tratamento podem levar à cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário