domingo, 10 de maio de 2015

Dia das Mães


Hoje é um dia muito especial na vida de uma família, é o dia reservado a maior líder da casa, condutora da família a mãe. Quem a tem, que comemore, lhe der carinho e tudo que puder fazer, aos que não não tem mais, só restam as  boas   lembranças dos dias intensos e vividos  na construção do futuro

A nossa mãe, Luíza Cavalcante, mãe de 7 filhos: foi professora, pois todos os seus filhos quando foram para o grupo rural, já estavam lendo e escrevendo; foi médica, cuidou de todas as doenças dos seus filhos, na época não existia um médico na cidade. Mas, ela tinha sabedoria de curar as doenças dos seus filhos, quando estavam com problemas intestinais, lá vinha ela com água de macela, era água na fervura, gripe, ela curava com chá de eucalipto e lambedor de mangará da bananeira ou de hortelã com agrião, mais de uns dias ela nos dava uma alimentação de mamão dormido no sereno, onde adicionava açúcar e nos dava engenjun, santo remédio para expelir vermes. Quando a mesma esgotava seu conhecimento medicinal, se socorria de São Francisco, de quem  era devota.

Luíza Cavalcante, uma mulher além de sua época, culta e com muita sabedoria transmitiu conhecimentos aos seus filhos de: Humildade, união, solidariedade democracia, fé e esperança. Multivadora como ninguém, se referia a minha pessoa de Luíz futuro prefeito, Marcos general de exército, Paulo grande comerciante de Carnaubais, Nicolau de Padre e por ai  distribuindo esperanças e esperanças entre os seus filhos.

A noite tinha a hora exata de dormir, e na sala da pequena casa, as sete redes armadas ela reunia em torno dela: Luizinho, Paulo, Marcos, Luzineide, Lucia, Nicodemos e Nicolau. E ali rezávamos  e cumpríamos a nossa devoção de reverência ao ser supremo.

 A Luiza Cavalcante,  por tudo que representa em nossas  vidas, sabemos da alegria que tens de ver cinco homens e duas mulheres serem as pessoas dignas de nossa cidade, condutores dos teus ensinamentos. Partisse sedo, mas os teus ensinamentos teus filhos  guarda com muito respeito.

Postado por luizinho cavalcante 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário