segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tiradentes Um dos grandes brasileiros


A partir de hoje irei publicar em nosso blogger um pouco da história de ilustres brasileiros, homens e mulheres que deram parte de sua vida para uma causa, alguns deram a sua própria vida. No Brasil de hoje, carente de homens públicos, achei por bem dá esta pequena contribuição lembrando dos grandes brasileiros, que já deram sua contribuição e hoje já não está mais em nosso meio.

Joaquim José da Silva Xavier - (1745 - 1702) - Tiradentes. Herói brasileiro, cognominado Protomartir da Independência, um dos mais importantes lideres da Inconfidência Mineira. Nasceu na fazenda Pombal, hoje (Tiradentes) MG, Pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais, onde serviu no posto de alfares, uma espécie de suboficial, além de exercer trabalhos de engenharia de barragem e extrair dentes.
Vários fatores contribuíram para a Inconfidência como por exemplo, a Independência dos Estados Unidos, o progresso nas Minas Gerais, a difusão de ideais liberais e iluministas e um sentimento de autonomia.
Os inconfidentes foram preso, após serem traídos por Joaquim Silvério dos Reis e julgados. Veja a sentença de condenação.

Portanto, condenam ao réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha de Tiradentes, a que com o  baraço e pregação, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca, e nela morra de morte natural para sempre e que, depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde, em o lugar público dela, será pregada em um poste alto, até que o tempo a consuma e o seu corpo será dividido em quatro  quartos e pregados em postes, pelo caminho de Minas Gerais, declaram o réu infame, e seus filhos e  netos, tendo-os, e os seus bens aplicam para o Fisco e Câmara Real, e a casa em  que vivia em Vila Rica será arrasa e salgada, para que nunca mais no chão edifique, e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados.

Hoje é reconhecido pelos brasileiros como o mártir da Independência, e hoje 21 de abril é feriado nacional em sua memória.

Postado por luizinho cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário